domingo, 5 de setembro de 2010

Mitos sobre café

Saiba um pouco mais sobre este hábito tão enraizado na cultura brasileira e sobre os mitos que o cercam sobre o seu impacto à saúde.

- As mulheres têm mais sensibilidade à cafeína?
Os pesquisadores de Oklahoma constataram que não, que as mulheres têm respostas semelhantes aos homens, embora os mecanismos do aumento de pressão sanguínea tendam a diferir.

- Café e Câncer
Em uma pesquisa feita por japoneses, descobriu-se que o café pode ajudar a prevenir o tipo mais comum de câncer do fígado, o carcinoma hepatocelular.
Investigadores do National Câncer Centre,de Tóquio analisaram o resultado de um estudo de 10 anos para determinar o efeito de beber café em pessoas com e sem o câncer do fígado. Este novo estudo envolveu mais 90 mil pessoas e foi publicado na revista Journal of the National Cancer Institute, com este estudo pode-se perceber que as pessoas que beberam de uma a duas xícaras de café por dia tiveram um risco de 48% menor de desenvolver o câncer de fígado, e estas taxas atingiram 52% naqueles que beberam três ou quatro xícaras, e até 76% para aqueles que ingeriram cinco xícaras ou mais por dia.
O consumo do café reduz em cinco vezes o risco de câncer de cólon e está associado à redução da formação de cálculos biliares e de cirrose hepática.

- Doenças do Coração
Se uma pessoa consome mais de meio litro de café por dia, pode estimular a taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) , que vem a favorecer o risco de infarto ou arritmia no coração. Esses efeitos são também responsáveis pela cafeína em excesso, que pode causar insônia e super-excitação.

- Café Vicia?
A dependência da cafeína ,tanto física quanto a psicológica, têm sido descritas e estudadas. Porém, é pequeno o número de pessoas envolvidas em tais efeitos, com conseqüências nocivas documentadas, comparado às muitas pessoas que bebem café regularmente sem apresentar problemas significativos.

A abstinência do café, gera alguns sintomas como dores de cabeça, fadiga, diminuição do ânimo, aumento da irritabilidade, náuseas e azia, a quem está habituado a toma-lo sempre.

A privação total da cafeína pode acarretar alguns destes sintomas. Porém, a privação parcial não costuma apresentar nenhum desses sintomas. A dependência do consumo moderado de café pode ser considerada saudável, assim como a dependência de água, ou de outro alimento qualquer.


- Café causa gastrite?
O senso comum diz que o café causa gastrite, mas na verdade a gastrite é provocada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que causa certa acidez no estômago. O consumo de café estimula a acidez da bactéria, porém não é a causa da inflamação.

- Café e diabetes
Para as pessoas com diabetes, o consumo deixou de ser um problema. O açúcar foi substituído pelo adoçante, e além disso, pesquisas indicam que tomar café pode reduzir substancialmente o risco de desenvolvimento do tipo mais comum de diabetes, o diabetes tipo 2

0 comentários:

Postar um comentário